Teatro Gláucio Gill reabre com ‘cara nova’ após obras de renovação
Publicada em 27/01/25 às 13:50h - 41 visualizações
Simone Frota
Compartilhe
Link da Notícia:
O Teatro Gláucio Gill, localizado no coração de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, será reinaugurado na próxima segunda-feira (27), após passar por uma renovação completa por meio do programa Acelera Funarj da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj). O local passou por uma série de obras em parceria com a Empresa de Obras Públicas RJ (Emop-RJ) e recebeu um investimento total de mais de R$2,8 milhões.
> “É tão importante ver a cultura valorizada. Principalmente uma obra tão completa e complexa no Teatro Gláucio Gill, que é um dos berços da cultura fluminense. Mais significativo ainda é estarmos reinaugurando este teatro quando ele completa os seus 60 anos”, afirmou Rafael Raposo, diretor do teatro.
Durante as obras, a importante casa para o teatro carioca recebeu uma reforma geral e ganhou uma nova fachada, que conta com um design mais moderno e contém fitas de LED para realçar os desenhos geométricos da pintura. O espaço também recebeu novas poltronas e um novo sistema de ar-condicionado, além de comemorar a construção de um mezanino que amplia a capacidade do local e um segundo palco, no primeiro andar, onde vai funcionar o Cabaré.
*GRANDE REINAUGURAÇÃO*
A reabertura do teatro vai contar com apresentações de dois grandes nomes do teatro brasileiro, Matheus Nachtergaele e Luis Miranda. Com o monólogo “Processo de Conscerto do Desejo”, Nachtergaele inaugura o palco da casa e declama os poemas da mãe, a poeta Maria Cecilia, em um espetáculo que acontece com ajuda do público.
Em seguida, Luis Miranda toma conta do entretenimento com a apresentação “Cabaré Miranda”. O ator, humorista e dramaturgo, conhecido pelos seus papeis de comédia, promete um show provocante e divertido para marcar a estreia do novo espaço do Teatro Gláucio Gill. Inspirado no estilo dos tradicionais teatros de revista, o Cabaré do Gláucio promete resgatar a nostalgia desses espaços, misturando música, dança e crítica social em um ambiente mais íntimo.
*ORIGEM DO TEATRO*
Inicialmente batizado como Teatro da Praça, o Teatro Gláucio Gill foi criado a partir de uma reunião no auditório do Centro de Recreação e Cultura da Escola Municipal Dom Aquino Corrêa, promovida por atores do Tablado, em 1958. A estreia foi marcada pela encenação da peça infantil “O bobo bobão”, de Lígia Nunes, com direção de Fábio Sabag. Já os espetáculos adultos começaram depois da exibição de “O chapéu de palha de Itália”, de Eugène Labiche, dirigido por Geraldo Queiroz.
Em 1965, o teatro foi cedido à atriz Maria Fernanda, filha da poetisa Cecília Meireles, que liderou uma série de reformas no local. Ainda no mesmo ano, o espaço recebeu o nome de Teatro Glaucio Gill, em homenagem ao ator e autor teatral que morreu precocemente aos 33 anos.
Desde então, a casa passou a fazer sucesso entre as companhias de teatro e seu palco recebeu as maiores estrelas do Brasil, como Fernanda Montenegro, Tônia Carrero, Emiliano Queiroz, Nelson Xavier, Sérgio Britto, Glauce Rocha, Rubens de Falco e Marco Nanini. Com uma programação diversificada, a proposta do teatro é atrair o público de diferentes bairros, idades e classes sociais.
*Serviço* Evento: Reinauguração do Teatro Gláucio Gill Data: 27/01/2025, às 19h Local: Teatro Gláucio Gill (Praça Cardeal Arcoverde, s/n - Copacabana, Rio de Janeiro)
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.